Quais as principais caracteristicas do sistema economico capitalista

Estabelecimentos bancários, cartões de credito, talões de cheque, aplicações financeiras, mercados de capitais, cotação das Bolsas de Valores, do dólar, do ouro...Quem ainda não utilizou esses termos, extremamente comuns no cotidiano das pessoas, na verdade são partes essenciais para o funcionamento do sistema econômico e social que rege o mundo de hoje: o sistema capitalista.

O Capitalismo Comercial é a primeira fase do capitalismo, cujo se deu a expansão marítima onde a burguesia e a nobreza procuravam riquezas ( Ouro, Prata, especiarias, etc) fora das terras europeias.Teve como suas caracteristicas o desenvolvimento do transporte marítimo (bússola, caravela, etc.), os seus países líderes eram a Espanha e Portugal, e teve as maiores intervenções da natureza.

A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV. Entretanto, a expressão “transição” supõe um processo de continuidade progressiva, como se não houvesse, nesse período ... Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. O capitalismo comercial é também conhecido como pré-capitalismo ou de mercantilismo. Esse momento começou após o sistema feudal chegar ao fim e compreende do século XVI ao XVIII. A Expansão Marítima e a Expansão Comercial foram fatores nos quais contribuíram para a transferência do feudalismo para o capitalismo. O capitalismo, então, é hoje o principal sistema econômico em atividade, embora ainda existam alguns poucos países que adotem um sistema econômico alternativo conhecido por socialismo. Compreende-se que uma das principais características do capitalismo, que o diferencia dos outros modos de produção, é a acumulação de capital.

Principais características do capitalismo industrial O capitalismo industrial foi um sistema econômico característico da industrialização em massa que se iniciou na Grã-Bretanha durante o século XVIII, país onde o crescimento econômico moderno foi alcançado primeiro. Confira aqui as principais características do feudalismo. Então a sociedade passou por uma enorme transformação. O modo de produção mudou, houve aumento da urbanização, o surgimento de novas técnicas de fabricação e desenvolvimento das comunicações e dos meios de locomoção. Quais são as fases do Capitalismo? ponto de partida do escrito coincide com a linha de pesquisa que vem sendo realizada há anos pelo argentino Atilio Boron (2000 e 2008), e que pode ser sintetizada na “inviabilidade do capitalismo como modo de produção que conduza ao desenvolvimento da América Latina” (2008:17). Características do Capitalismo Relação das principais características do sistema capitalista, economia, resumo, lucro, propriedade privada, concorrência, bilbiografia indicada